Setembro Amarelo: falar é a melhor solução

Publicado em 10/09/2018




No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no mundo. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes.

No esforço para mudar esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a data de 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Há quatro anos a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove a campanha nacional Setembro Amarelo.

A campanha visa estimular o acesso ao tratamento da depressão, isso por que 90% dos suicídios poderiam ser evitados se as pessoas pudessem tratar a doença. Em geral, a maior parte das pessoas que tenta colocar fim à vida sofre de algum tipo de transtorno mental.

O psiquiatra Jorge Jaber, membro fundador e associado da International Society of Addiction Medicine, especialista no tratamento de dependentes químicos, conta que o uso de álcool e drogas é o segundo fator depois das doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão, que leva ao aumento de suicídios.

Segundo ele, o suicídio é a causa de morte mais facilmente evitável entre todas as doenças. “Enquanto doenças infecciosas, cardiovasculares e tumores precisam de grande aporte médico e cirúrgico de alto custo, o impedimento médico do suicídio pode ser atingido com remédios bem mais baratos e somente conversando com o paciente.”


Ações do Instituto Edusa

O Instituto Edusa apoia o Setembro Amarelo realizando ações de conscientização dentro dos três serviços de saúde que administra em Embu das Artes-SP: Pronto-Socorro Central e Maternidade Alice Campos Machado; Hospital Leito Irmã Anette; e UPA Santo Eduardo. Nas recepções dos hospitais foram fixados cartazes informativos e foi colocada uma decoração em amarelo para chamar a atenção da população sobre a campanha. Os colaboradores foram conscientizados pela equipe gestora e passaram a utilizar um broche com o símbolo do setembro amarelo.