Quando procurar uma UPA, UBS, Hospital e SAMU?

Publicado em 14/02/2019




Uma dúvida muito comum entre a população é qual lugar procurar em caso de uma doença, emergência ou até mesmo um mal estar. O Sistema Único de Saúde (SUS) é complexo e formado por uma série de serviços de saúde que se complementam e buscam atender as pessoas de acordo com o demanda.

As Unidades Básicas de Saúde - UBS devem ser procuradas para consultas mediante marcação (consulta agendada), mas também podem atender mediante encaixe a pacientes que chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da atenção primária.

Todas as UBS também contam com pediatria, ginecologia obstetrícia e clínica médica. Algumas oferecem outros serviços como nutrição, acompanhamento psicológico e atendimento domiciliar, além de outros atendimentos mais simples. Este tipo de unidade não oferece pronto-socorro, que são para tratamentos de emergências, portanto, em caso de um problema grave ou complexo, o paciente é encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA ou Hospital mais próximo. Além disso, o horário de funcionamento geralmente coincide com horário comercial.

As UPAS funcionam 24h, sete dias da semana e são focadas no atendimento emergencial ou de maior complexidade. Exames como raios-X e eletrocardiograma, por exemplo, podem ser realizados na Unidade, mas os únicos especialistas disponíveis são clínica médica e pediatria. Se você possui um quadro crônico, por exemplo, e se dirige a uma UPA, é provável que você seja direcionado para uma UBS da sua região. Os pacientes não ficam internados no local. Eles são estabilizados e encaminhados para um Hospital, ou ficam em observação por até 24h e recebem alta.

Emergências que envolvem torsões, luxações, fraturas e outras que necessitem de um ortopedista não são tratadas na UPA. É o Pronto Socorro quem realiza o primeiro atendimento e em situações de emergência que necessitam de internação, cirurgias ou exames mais elaborados, é o Hospital que vai ser capaz de realizar o atendimento. Apenas casos mais complexos e que precisam ser acompanhados devem seguir para os Hospitais.

O SAMU deve ser acionado sempre em casos de acidentes, pois eles é que farão a imobilização e transporte adequado do paciente até o pronto socorro; também podem ser acionados para buscar pacientes em situações como infarto, AVC, quedas, queimaduras, entre outras, podendo levar o paciente para uma UPA ou Hospital, dependendo do caso.

Somente nos Hospitais é que se consegue realizar cirurgias, acompanhamento cirúrgico, maternidade e exames de imagem.