Hábitos saudáveis para envelhecer com saúde

Publicado em 23/01/2019




As atitudes que tomamos ao longo da vida se refletem diretamente em nosso processo de envelhecimento. Cultivar hábitos saudáveis desde a juventude podem transformar sua vida na melhor idade, mas nunca é tarde demais para começar a cuidar do corpo e da mente. Praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, realizar exames de rotina e manter a mente ativa são itens indispensáveis não só para um envelhecimento saudável, mas ajudam a evitar uma série de doenças para pessoas de todas as idades.

Com mais anos pela frente, cresce também o número de doenças. Por isso, a Geriatria mudou seu foco, centrando-se no tratamento desses males e, assim, oferecendo mais qualidade de vida. Especialistas alertam que o principal problema na terceira idade não é a doença crônica, mas as sequelas que pode deixar quando não tratada adequadamente. Em problemas de saúde que afetam diretamente a autonomia da pessoa idosa, como em casos de AVC, por exemplo, o paciente pode perder totalmente a capacidade de andar, de falar e até de comer.

Outro fator de risco são as quedas, em decorrência da osteoporose – diminuição da densidade do osso –, uma doença frequente entre os idosos e que aumenta o risco de fraturas que têm um impacto muito grande sobre a saúde e qualidade de vida.


Atividades físicas

Além de melhorarem a condição cardiovascular, fortalecem a musculatura – o que previne fraturas, em casos das temidas quedas. Atividades de baixo impacto como caminhada e hidroginástica são as melhores opções de exercícios cardiovasculares para pessoas idosas. Para auxiliar o tônus muscular, exercícios funcionais e a musculação adaptada são fundamentais. Lembrando sempre que toda e qualquer atividade precisa ser acompanhada por um profissional, para evitar lesões.


Alimentação saudável e manutenção do peso

Assim como o corpo muda com a idade, as necessidades nutricionais também mudam. Pessoas mais idosas tendem a comer menos, o que pode ser um desafio para alcançar a recomendação de ingestão diária dos nutrientes essenciais. Há ainda outro fator alarmante: o aumento do peso e com ele uma série de doenças... Por isso, somente com alimentação balanceada é que será possível manter o equilíbrio.


Checkup

A partir dos 45 anos, homens e mulheres devem realizar ao menos um checkup anual. Esse controle periódico serve para diagnósticos precoces e controle de doenças crônicas.


Atividades intelectuais e convívio social

Um dos problemas mais comuns entre os idosos é a depressão. Muitas vezes, depois de se aposentarem, os idosos começam a sentir um vazio que antes era preenchido com a rotina do trabalho. Com o tempo também vão perdendo a capacidade de se relacionar com as outras gerações e, assim, vão perdendo a vontade de viver. Por isso nesta fase da vida é fundamental manter a mente ativa. Fazer cursos, ler, debater, se dedicar a hobbies; isso é o que mantém o bom humor, abre a possibilidade de cultivar amizades e estar atualizado, para sentir-se participante do mundo.